Wicca/Elementismo




Não existe um consenso sobre a relação entre a Wicca e o Elementismo. Alguns, julgam que o Elementismo é uma Tradição Wicca, mas como isso é possível se o Elementismo é mais antigo do que a Wicca? Vejamos os dois lados da moeda:

O Elementismo como religião

O Elementismo é muito mais antigo do que a Wicca, que só surgiu na década de sessenta. As práticas de bruxaria de ambas as religiões são muito similares no que diz respeito aos rituais e a roda do ano... Mas as crenças se diferem muito, é impossível dizer que o Elementismo seja parte da Wicca. A Wicca crê nos elementais, mas o poder supremo vem da comunhão do masculino e feminino, a Deusa e o Deus, a wicca é uma religião politeísta, pode ter muitas tradições que podem seguir crenças celtas, nórdicas, gregas, romanas, egipsícias... No Elementismo não existem deidades, o poder está unicamente na natureza, no fluxo elemental que há a nossa volta e dentro de cada um de nós, no Elementismo tudo é divino e o que rege a natureza é a própria natureza, através dos elementos e elementais - seres de luz que habitam a quarta dimensão, mas que certamente não são "deuses", são tão importantes quanto nós, humanos, e quanto as moscas.

O Elementismo como uma tradição Wicca

O Elementismo é formado por crenças e costumes antigos, no entanto, somente com o surgimento da wicca tornou-se um pouco mais difundido. Na wicca existem diversas tradições, como é uma religião sem dogmas, isso é permitido. O argumento de que a wicca adota deuses que o elementismo não crê, é inválido, visto que os deuses da wicca podem ser vistos como metafóricos. O que ambas as crenças abordam é que a divindade está em tudo, na natureza e dentro de nós. Na wicca também é trabalhado o conceito de magia elemental, o Elementismo pode sim ser visto como uma ramificação da wicca.

Como vêem, ainda não há concenso. O Elementismo é por alguns considerado uma religião independente, por outros uma tradição wicca e há quem diga que é uma seita derivada da wicca. Lembrando: seita é um conjunto de adeptos de uma religião estabelecida, que dela se desvincula e passa a seguir pressupostos diferentes. Um bom exemplo de seita no Brasil é a chamada Igreja Católica Brasileira, que se distinguiu da Católica Romana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário