O que é Elementismo?




Elementismo é uma religião de caráter pagão extremamente fechada e sigilosa. Seus praticantes têm muitos nomes: elementistas, bruxos... Acredita-se que cada pessoa tem uma conecção mais forte com um dos quatro elementos, apesar de manterem-se em sitonia com todos os elementos, eles estudam e desenvolvem suas habilidades naturais, assim, um elementista da terra, por exemplo, pode ser chamado também de bruxo da terra, dominador de terra, dobrador de terra...


Elementistas acreditam nos elementos, no poder que eles possuem. Não acreditam em nenhum "deus" concreto, no Elementismo, tudo é divino, e a divindade vem da energia elemental que tudo possui. Não existe consenso sobre a origem do Elementismo, muitos o consideram como uma tradição de Wicca, visto que muitas práticas são similares, entretanto, outros defendem que o Elementismo é mais antigo do que a Wicca, logo, não pode ser considerado uma de suas tradições, a menos que seja um "neo-elementismo", e isso não existe, visto que as tradições são muito respeitadas nessa prática religosa.


No entanto, como são muito reservados, em grande parte pela discriminação que sofrem, ou por serem acusados de "bruxaria", no pior sentido da palavra, assumindo magia negra (denominação que nem existe para os elementistas), ou também por serem tidos como piada. Um cristão, por exemplo, que saiba como funciona um ritual elementista, ou saiba o que eles são capazes de fazer jamais aceitaria isso como "natural". Aproveitando a difusão da wicca nos últimos tempos, mesmo que um elementista considere suas práticas algo não relacionado com a wicca, se perguntado sobre sua religião, ele provavelmente dirá que é wiccano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário